quinta-feira, 2 de setembro de 2010

4.3

Contribuições das Tecnologias




Na Escola Municipal “Dr. Custódio de Paula Rodrigues”, as professoras do 1º ao 5º ano para resgatar a cultura regional do mês de agosto realizou um projeto sobre o folclore cujo título era “Mitos e Verdades”.

No Primeiro momento, foi apresentado aos alunos o conceito de folclore.

No Segundo momento, foi passado uma entrevista e uma pesquisa, para ser realizada pelos alunos em casa sobre “mitos, lendas, dança e provérbios”.

No terceiro momento, a partir do material trazido pelos alunos foi realizado um debate e logo em seguida foi passado um vídeo de algumas lendas e uma das professoras contou um “causo” sobre um dos mitos que existe aqui em nossa região.

Quarto momento, após assistirmos a um vídeo sobre “Cobra Norato” de Raul Boope no Linux Educacional em Domínio Público, foi escolhido uma lenda ou mito para que cada turma dramatizar.

Quinto momento, logo a pós as apresentações foi feita uma mesa de comidas típicas e houve então a culminância, é exposição das fotografias que foram tiradas do projeto.

Sexto momento, os alunos do 3º, 4º e 5º ano escreveram um texto no editor de textos e os alunos do 1º e 2º ano fizeram ilustrações no paint e impressos no computador da escola.

Com este projeto foram utilizados os computadores; DVD; televisão; câmera digital; texto de livros e autores variados; textos retirados da internet e aparelho de som.

A partir do projeto realizado na escola pode-se perceber o quanto foi proveitoso e interessante à utilização das tecnologias para ajudar no entendimento e compreensão do título debatido. As tecnologias já fazem parte do contexto escolar, basta apenas que nossos professores aprendam a manejá-los corretamente, mas sem deixar de lado a aprendizagem.

Sendo assim, fazendo uma interação de aprendizagem e tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar, seu contribuição é muito importante!