UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.
Atividade 4.6: Plano de Plano de aula reelaborado
Tema: Resgatando o lúdico na educação infantil.
Objetivo: Fazer com que os alunos e comunidade interajam, com o novo da tecnologia e o velho das brincadeiras do passado.
Período de realização: 01 semana.
Educadoras: Elenice Maria Chaves Santana Gomes, Luana Mara de Almeida, Natália Lima Macedo e Patrícia Aparecida Quintão Braga
Orientadores: Emanuelle, Conceição e Nilma
Sabendo da importância do brincar na educação infantil montamos um plano de aula com duração de uma semana com atividades lúdicas visando o a interação das brincadeiras antigas e as tecnologias.
No primeiro e segundo dia foi feito coleta, pesquisa e elaboração de todas as atividades.
Já no terceiro dia partimos para a execução.
Os alunos assistiram ao vídeo: A casa de ”Vinícius de Moraes” cantaram a música, a professora distribuiu folha com letra e pediu que eles circulassem a letra do seu nome, em seguida desenharam suas casas.
Na brincadeira de estátua, colocamos as crianças para dançar a música do DVD da Xuxa. Em um determinado momento, paramos a música e dizemos estátua. Nessa hora, todos permanecem na forma em que estavam. A professora vai até as "estátuas" e tenta fazer com que se mexam. Aquele que sorrir ou se mexer é eliminado do jogo. Após essa atividade a professora distribuiu uma folhinha com vários desenhos e pediu que os alunos colorissem somente os objetos que tem movimento
Pintaram a galinha usando a ferramenta do Tux Paint no Linux Educacional, depois cantaram a musiquinha “A galinha do Vizinho”.
Brincamos de telefone de latinhas e barbante, deixamo-los manusear uns celulares. Alguns alunos ficaram encantados com tanta tecnologia dentro do celular: fotos músicas, jogos e etc.
Tarefa - Pedimos que os pais compareçam na escola no dia seguinte para a culminância das atividades semanais. Apreciar as atividades dos filhos e participarem relatando e demonstrando algumas brincadeiras de sua infância.
As crianças cantaram as músicas trabalhadas, no karaokê, em seguida alguns pais apresentaram brincadeiras de suas infâncias.
Através das atividades as crianças ficaram estimuladas a curiosidade, a autoconfiança, desenvolvendo a linguagem oral e a expressão corporal de forma prazerosa. Usando as novas tecnologias às brincadeiras antigas tornaram-se mais atrativas fazendo com que os alunos interagissem encantados e fascinados com as atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por participar, seu contribuição é muito importante!