TURMA: Ponte Nova
UNIDADE: 03
ATIVIDADE: 3.8
Cursistas: Elenice, Luana Natália e Patrícia.
MUNICÍPIO: Abre Campo
ORIENTADORAS: Emanuelle, Conceição e Nilma.
Introdução
Trabalho realizado na Escola Municipal Dr. Sertório de Amorim e Silva – Povoado da Cachoeira do Livramento – Abre Campo
A pesquisa foi realizada com a turma de 7° ano, onde os alunos criaram apresentações no impress, utilizando fotos de uma pesquisa de campo realizada na nascente da Cachoeira do Livramento e nascente do rio Santana em Sericita.
.
“Pesquisa participativa”
_ Como os alunos se envolvem?
Os alunos ficaram entusiasmados
_ Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade?
Sim, o professor primeiramente apresentou um modelo de apresentação simples, feito por ele próprio.
A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?
Foi perfeita, os alunos ficaram curiosos.
_ O que conseguem fazer e perceber?
Fazendo atividade passo a passo conseguem fazer e entender tudo que é pedido pelo professor.
_ Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes?
Houve muitas dúvidas e dificuldades. A princípio acharam fácil depois tiveram problema em escrever o texto e colar as imagens.
_ Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estavam previstas?
Tudo foi novidade.
_ De que forma se relacionam as duplas internamente?
Participativa, um ajudando o outro.
_ Mais disputa o uso da maquina ou mais colaboram para o andamento do trabalho?
O andamento do trabalho cada dupla queria fazer melhor.
_ As duplas colaboram umas com as outras?
Sim.
_ De que forma?
Através de conversas e troca de ideias
Ensinam, tiram dúvidas ou perguntam umas às outras?
Sim interage o tempo todo.
_ Em quais duplas de alunos os objetivos planejados formam atingidos?
Em toda cada uma do seu jeito.
_ Em quais não foram?
Nenhuma
_ Qual a proporção?
O aproveitamento foi de 100% a medida do que foi solicitado.
_ Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos?
Nenhuma.
_ Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns poucos alunos?
A facilidade e tranquilidade que alguns têm de lidar com o computador.
_ Como foi à condução da atividade pelo professor? Foi de forma clara e objetiva.
_ Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
Foi diretiva, mas também permitiu que os alunos desenvolvessem no seu ritmo.
_ Os equipamentos funcionaram a contento?
Sim, de acordo com as expectativas.
_ Os programas, funcionaram a contento?
Sim, perfeitamente
.
“QUESTIONÁRIO DOS PROFESSORES”
A proposta envolveu e animou os alunos?
Sim
Todos ou só alguns? Ou a nenhum?
Todos.
O que envolveu os alunos foi à atividade em si ou, o uso do laboratório de informática foi mais importante neste quesito?
A atividade, pois já frequentavam no laboratório.
Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho acontecer de forma mais adequada do que a forma que ocorreu?
Foi excelente a forma que o professor dirigiu a atividade
Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante?
Creio que estava tudo de acordo com os pré-requisitos dos alunos.
Vocês ficaram satisfeitos com a atividade?
Muito satisfeito.
Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos?
Os alunos gostam de novidades, isso desperta seus interesses.
Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma?
Sim. Mudando o assunto.
Pode envolver mais de uma disciplina?
Sim, todas.
A atividade seria mais interessante se envolvesse professores de outras disciplinas?
Sim.
O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos, sugere algum desdobramento, alguma outra ação que decorra dela e possa ampliar seus ganhos?
Sim, ter mais atividade para resolução.
A partir do que foi anotado em sala, seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade a ser preenchida pelos alunos ainda durante sua execução e, que reflita o seu processo ao longo dela?
Sim.
Conclusão
A atividade foi ótima os alunos ficaram motivados e com isso desempenharam muito bem o que foi solicitado pelo professor.
O lúdico ganha espaço na sala de aula com novas tecnologias e o professor se revela um artista, aplaudido pelos seus alunos. A educação torná-se ampla para ambas as partes educando e educador. E não centralizado apenas no conhecimento do professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por participar, seu contribuição é muito importante!